Os dois jovens alunos da oitava série do Colégio alemão Cruzeiro, mantido pela Sociedade de Beneficência Humboldt, fundada em 1844 como Deutscher Hilfsverein, para amparar e assistir os imigrantes alemães, participaram do X MICC (Décimo Modelo Interno do Colégio Cruzeiro).
Trata-se de um evento onde se simulou encontro da ONU e de outros órgãos internacionais organizado por alunos e ex-alunos do Colégio Cruzeiro. Foram discutidas na ocasião, crises e conflitos históricos, dando aos estudantes a oportunidade de colocarem-se no lugar dos líderes mundiais e de tomar decisões que poderiam mudar a história. A iniciativa contribui para a formação integral dos jovens cidadãos, capacitando-os para a ampliação de seu repertório sociocultural e visibilidade acadêmica, sobretudo no currículo para estágios e ingresso em faculdades no exterior.
Claus Cataldi foi eleito pelos colegas, representante da Assembleia Geral da ONU para defender os interesses de Israel e Oriente Médio, enquanto seu irmão Luca Cataldi, foi escolhido para o Conselho de Segurança Histórico da ONU representando o Paquistão na tomada de decisões estratégicas da nação sul asiática.
Tamanho êxito será rememorado na XI Edição do MICC em 2024, onde a décima primeira edição do evento contará com alunos(as) do 9º Ano do Ensino Fundamental II à 3ª Série do Ensino Médio assim como os recém-formados(as) de ambas as unidades do Colégio e de fora dele nos temas simulados como os que seguem:
– Conselho de Segurança Histórico da ONU: Primeira Guerra do Nagorno-Karabakh – Armênia x Azerbaijão [1993]
– Protocolo Boxer Negociações das Rebeliões na China colonial [1901]
– Câmara Nacional de Apelações Criminais e Correcionais da cidade de Buenos Aires O Julgamento das Juntas Militares Argentinas (comitê jurídico) [1985]
– Congresso Nacional e Gabinete Presidencial Redemocratização Brasileira [1983]
– Soviet de Petrogrado e Duma Estatal do Império Russo Período de Governo Provisório no Império Russo [1917]
– Gabinete de Guerra: Primeira Guerra Mundial [1915]
– Imprensa: Cobertura Jornalística dos Comitês
Parabéns ao Colégio Cruzeiro pela iniciativa à frente de seu tempo formando cidadãos comprometidos não apenas com a excelência acadêmica, mas também com a promoção de valores sociais e o desenvolvimento integral de seus alunos ao abordar temas complexos e relevantes para a sociedade contemporânea, incentivando-os a refletir sobre questões em constante evolução. Essa abordagem proativa contribui para a formação de cidadãos conscientes, capazes de enfrentar os desafios éticos e jurídicos da era digital.
Na foto, os alunos do Colégio Cruzeiro, Claus e Luca Cataldi em traje formal crachás do MICC