A artista plástica Zaia ngelo, uma das principais referências da arte contemporânea, acaba de conquistar um prêmio de grande relevância no cenário artístico. O reconhecimento marca um importante passo na trajetória de Zaia, que, além de sua arte, se destacou também como empresária de sucesso, uma conquista ainda mais significativa dado o contexto em que se encontra.
Em uma sociedade onde as oportunidades para pessoas trans são frequentemente limitadas, Zaia enfatiza o impacto pessoal e comunitário da conquista. “Enquanto mulher trans, nunca me imaginei com o título ‘Mulher de Negócios’. Carreira de sucesso não é algo pensado e pautado para a comunidade trans, o que nos sempre sobrou foi a marginalização”, afirmou.
Zaia, que viu na confecção de botas uma forma de transformar sua arte em produto, teve sua marca usada por nomes de destaque como Blogueirinha, Linn da Quebrada e Karol Conka. Essa virada em sua carreira a levou a um novo patamar de visibilidade e agora lhe rende um prêmio que, segundo ela, é fruto de “esforço e persistência de trabalhar com arte”.
Ainda emocionada com o reconhecimento, Zaia relembra o caminho que percorreu e o significado desse prêmio: “Fui a única mulher trans presente na premiação e dedico esse prêmio a todas as minhas irmãs. Vamos conseguir mudar nossa narrativa e não deixar a cisnormatividade nos colocar em caixas. Somos múltiplas”.