O Dia das Crianças, uma das melhores datas, se não for a melhor, para o setor de brinquedos, foi abaixo do esperado para a empresária Karla Badaró, proprietária da My Toy Brinquedos. Entretanto, novembro está compensando. “Este mês está muito bom, já tivemos 25% a mais de vendas em relação a novembro do ano passado. Geralmente, quando o Dia das Crianças é ruim, como foi neste ano, o Natal tende a ser melhor”, comemora a lojista.
De acordo com ela, esse crescimento tem ocorrido antes mesmo da Black Friday, data que serve de termômetro e aquecimento para o Natal. As vendas para as celebrações natalinas costumam começar no início de dezembro, mas muitos já estão correndo para garantir os presentes. “Várias pessoas estão antecipando as compras dos presentes de Natal para a Black Friday para aproveitar os descontos. Espero crescer 30% neste fim de ano para compensar a inflação e o aumento dos brinquedos”.
As vendas online deverão superar as físicas, analisa Karla. Sua percepção vai ao encontro
da pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) sobre a Black Friday 2021, que será no dia 26 deste mês. O levantamento mostrou que as vendas pelo comércio eletrônico deverão subir em 25% neste ano na comparação a 2020. A proprietária da My Toy vê os marketplaces como a melhor ferramenta. “Através do Mercado Livre vendemos para todo o Brasil, é um volume muito grande, pois eles oferecem toda uma estrutura de logística que ajuda muito os comerciantes e amplia o leque de clientes”. Ela espera entrar em uma curva de crescimento a partir de agora.