BAND FM BRASIL! PROGRAMA MUNDO PET COM DR. MODESTO TOFANELO. ENTREVISTA COM RENOMADO ESPECIALISTA EM ANIMAIS SELVAGENS, DR. RODRIGO RABELLO 

O programa mundo pet com o médico veterinário Dr. Modesto Tofanelo sempre traz convidadões de renome nacional e internacional no que se trata de médicos veterinários. No último programa do dia 5 de março, o convida foi o Dr. Rodrigo Rabello, um nome muito conhecido como referência em animais selvagens, pois o Dr. Rabello sempre está envolvidos em atendimentos de animais selvagens setor e fora do Brasil. A entrevista foi por ligação pois o Dr. Rodrigo Rabello que reside no Distrito Federal estava na Bahia realizando atendimentos. 

Na entrevista o Dr. Modesto Tofanelo iniciou perguntando:

Dr. Modesto Tofanelo

Dr. Rodrigo Rabello, como é trabalhar com animais com animais selvagens?

Dr. Rodrigo Rabello

É um ramo da medicina veterinária que recentemente vem tomando muito espaço devido a grande preocupação com as causas ambientais em todo o mundo. Sendo assim a necessidade pro veterinários especializados nesta área vem crescendo exponencialmente o mercado está muito aquecido. Eu e minha esposa estamos sempre trabalhando juntos, pois ela também atende animais selvagens.

E também temos os pets não convencionais, que bem se tornada cada vez mais comuns nas clínicas veterinárias. O que também faz com que tenhamos mais especialistas para antenífera esse tipo de animais.

Dr. Modesto Tofanelo

Sim Dr.! É uma realizada nas clínicas termos com muita frequência pets não convencionais no atendimento como pequenos mamíferos, répteis, primatas, serpentes, aves, dentre outros. E eu sempre indico um especialista em animais silvestres ou selvagens para realizar os atendimentos, mas vez ou outra nos vemos em situações em que nós clínicos e cirurgiões de cães e gatos termos que atender de forma emergencial pets não convencionais, pois a urgência no atendimento e a falta do especialista no momento em que o animal chega ao atendimento nos obriga a prestar um primeiro atendimento e posteriormente repassar o caso ao especialista para seguir o atendimento. Em vista disso nós que nos vemos diante dessa situação temos que dedicar parte do nosso estudo aos conceitos de fisiologia e farmacologia dentre outras bases para podermos realizar esses atendimentos emergenciais e socorrer os tutores e pets não convencionais e claro estar sempre em contato e manter uma boa rede de apoia com colegas especialistas.


Dr. Rodrigo Rabello

Sim! Esse assunto é muito interessante pois se trata de um mundo à parte, quando comparamos com cães e gatos, principalmente quando falamos de aves e répteis. Os mamíferos possuem vários particularidades em comum, mas mesmo assim é um mundo a parte. E é muito interessante que um parcialismo em animais silvestres esteja assumindo o caso, mas o atendimento emergencial inicial pode e deve ser feito pelo clínico presente mesmo não sendo especialista, por isso o clínico deve estar preparado para esse tipo de situação. Como diria o saudoso Dr. Fowler, o pai de medicina veterinária de animais selvagens em seus livros, a medicina veterinária é a mesma na diferentes espécies m, o que muda é a abordagem. Ou seja o básico é o mesmo dentre as espécies, precisamos estabilizar os meamos parâmetros, como pressão arterial, glicemia, frequência cardíaca e respiratória.

Por isso é muito importante sim ter um “network” muito bem montado, e ter em mente que não conseguimos atender todos os casos de todas as espécies, por isso é sempre necessário estar conversando com colegas das mais diferentes da especialidades. 

Dr. Modesto Tofanelo

Já tive que atender animais de várias espécies, mas sempre com um acompanhamento de um colega especialista. 

Dr. Rodrigo Rabello

As pessoas me veem nas redes sociais atendendo tigres, ou na África anestesiando um elefante, mas as vezes não sabem que existe um equipe multidisciplinar por traz disso tudo, pois nesses procedimentos já aproveitamos para fazer muitas outras coisas, como coletar amostras pra vários exames, um (a) colega especialista em ultrassom está junto fazendo exame ultrassonográfico, oftalmologistas, anestesiadas, radiologistas, em fim, como falei anteriormente, temos que ter uma equipe de apoio muito bem montada e completa  e ter em mente que não devemos e nem podemos fazer tudo sozinhos. 

Me o

Dr. Modesto Tofanelo

Dr. Rabello, o senhor me enviou um vídeo onde estava operando uma serpente, conta pra gente o que aconteceu com ela.

Dr. Rodrigo Rabello

Essa serpente sofreu um acidente com uma máquina de cortar grama onde teve lesão importante na sua cavidade celomática e teve seu estômago eviscerado (paradora da cavidade). É um animal de vida livre, ou seja m, não era domesticado e não possuía tutores, mas passou por cirurgia e passa bem e já se alimentou no dia seguinte.

Dr. Modesto Tofanelo 

Dr. Rabello, como um cidadão deve proceder ao se deparar com um animal selvagem que precise de atendimento veterinário? 

Dr. Rodrigo Rabello

Bem, o procedimento pode várias de acordo com a cidade. A primeira coisa é não mexer no animal para evitar algum tipo de acidente, pois  o animal quando está ferido e com medo, pode se tornar agressivo, ou até mesmo pode ser um animal peçonhento (venenoso), então a recomendação é chamar as autoridades competentes que podem várias de acordo com a região de polícia ambiental até o corpo de bombeiros que enviarão viaturas até o local para realizar a remoção do animal e levar ao atendimento veterinário.

Temos situações como aconteceu com a Jaboti Fred que teve seu casco atingido e destruído pelo fogo de uma queimada m, onde na ocasião fizemos o primeiro transplante de casco com um casco impresso em uma

Impressora 3D. E devido a isso nós entramos para o livro dos recordes. E ficamos muito felizes com o resultado do nosso trabalho.

O Dr. Rodrigo Rabello finaliza deixando suas redes sociais para quem quiser acompanhar um pouco da rotina de um médico veterinário de animais selvagens.

Dr. Rodrigo Rabello

@rabello77 e o canal no YouTube Rabello’s life 

Dr. Modesto Tofanelo 

@modestotofaneloveterinario e @cvtofanelo e @pettravelbrasil

Agendamentos em São Paulo pelo: (11) 91423-5087