Como se livrar do couro cabeludo seco com óleos essenciais

Todos nós provavelmente já tivemos um couro cabeludo seco e com coceira em algum momento e a maioria das pessoas pode concordar que os problemas não são divertidos. Eles podem causar estresse e desconforto, mas felizmente existem muitas soluções para o problema.

Os flocos brancos da pele podem ocorrer em ambos os casos, mas se você tiver caspa, eles geralmente são maiores, enquanto a coceira do couro cabeludo é pior. Além disso, a caspa pode ocorrer se você tiver o couro cabeludo seco ou oleoso.

Se os flocos de pele são pouco visíveis e a coceira é moderada, você provavelmente tem apenas um couro cabeludo seco, mais fácil de se livrar.

Muitas pessoas pensam que couro cabeludo seco e caspa são a mesma coisa – não são. Também é importante distinguir entre os dois porque eles são tratados de forma diferente. 

O que causa o couro cabeludo seco? 

Um couro cabeludo seco é o resultado da produção de gordura no couro cabeludo sendo perturbada. Por que ele fez isso pode ter muitas razões, mas as mais comuns são, excesso de lavagem, produtos para cabelo muito fortes ou até falta de vitaminas.

 Shampoos com sulfato

A maioria dos xampus atuais contém os chamados sulfatos (SLS ou SLES). Esta é uma das substâncias mais comuns nos produtos de limpeza atuais e sua finalidade é dissolver graxa e sujeira. 

Como você provavelmente entende, essa substância forte não é muito boa para o nosso couro cabeludo sensível. Os sulfatos penetram na haste do cabelo e a secam por dentro, o que pode causar irritação e coceira, enquanto lava as gorduras naturais do cabelo.

Se você tem coceira no couro cabeludo e usa um xampu com sulfatos, isso pode ser um fator que contribui para seus problemas.

Lavagem excessiva

Assim como a pele, nossos folículos capilares também produzem gordura para se manterem hidratados. Se você lavar o cabelo diariamente, os óleos naturais do cabelo serão lavados e não terão a oportunidade de se recuperar entre as lavagens. 

Isso também fará com que seu cabelo fique oleoso mais rápido.

Por quê?

Porque os folículos capilares reagem à falta de umidade e se defendem produzindo ainda mais gordura. 

Produtos para cabelos fortes

Mesmo produtos de modelagem, como cera, mousse e spray de cabelo, podem ressecar o couro cabeludo, especialmente se usados ​​diariamente.

Por um lado, muitos desses produtos contêm álcool, que é uma substância desidratante, mas também podem ser difíceis de se livrar sem ter que lavar o cabelo repetidamente.

Deficiência de vitaminas 

Não é novidade que nossa dieta não afeta apenas como nos sentimos, mas também nossa aparência. Portanto, a deficiência de certas vitaminas, como as vitaminas E e B, pode causar ressecamento do couro cabeludo e cabelos sem vida. 

Como resolver o couro cabeludo seco

Envoltórios nutritivos com óleos essenciais e naturais podem fazer maravilhas para um couro cabeludo seco com produção de gordura perturbada. Por exemplo, você pode fazer um wrap com:

Óleo de Argan

Com seus efeitos anti-inflamatórios e emolientes, este óleo pode acalmar um couro cabeludo irritado enquanto nutre e irradia o cabelo.

Óleo de côco 

De todos os óleos naturais, o óleo de coco é o que possui mais ácidos graxos saturados, melhorando a absorção de nutrientes pelo cabelo. 

O óleo de coco é excelente para quem tem o couro cabeludo seco, mas também para quem tem caspa, pois o óleo contém um fungicida . O óleo repara o cabelo desde o interior enquanto estimula o crescimento do cabelo.

Pessoalmente, uso óleo de coco para tudo – para o cabelo, para a pele, para cozinhar e para assar. 

Se você for usar óleo de coco como cuidados com a pele, use um óleo de coco extra virgem prensado a frio.

Óleo de Jojoba

O óleo de jojoba é um óleo universal que pode ser usado na pele e no cabelo. Sua capacidade de hidratar o cabelo e estimular a produção natural de sebo faz dele um óleo extra bom para quem tem couro cabeludo seco. 

Além do fato de que o óleo de jojoba hidrata profundamente, também pode prevenir a queda de cabelo. Todo o óleo funciona melhor se for permitido aquecer um pouco antes de usá-lo no cabelo úmido. 

Deixe a mudança levar tempo

Por último, mas não menos importante, quero apenas lembrá-lo de que você provavelmente não verá os resultados que espera imediatamente, não importa quantas dicas você siga. Não há atalhos quando se trata de saúde e bem-estar, apenas deixe levar pouco tempo. No final, seu cabelo e seu couro cabeludo vão agradecer. E se você quiser fortalecer ainda mais sua pele, use pulseira de ambar para melhorar seu sistema imunológico de forma natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *