(Foto: Arquivo pessoal)
Muitos fatores fazem com que os brasileiros busquem cada vez mais o caminho do empreendedorismo. A crise econômica, o nível de desemprego e também o sonho de ter o seu próprio negócio, são alguns exemplos de motivações para tomar esse rumo. Segundo dados da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o número de empreendedores no Brasil chegou a 43 milhões de pessoas em 2021.
Neste sentido, os empreendedores sempre olham as melhores oportunidades, e um número que cresce é o de brasileiros que colocam o seu negócio nos Estados Unidos. Dados do Ministério das Relações Exteriores apontam que 45% das pessoas que possuem um empreendimento no fora do Brasil, estão nos EUA.
Um dos fundadores do Meta Dólar, curso que ensina brasileiros a ganharem na moeda americana, o empresário e humorista Vinicios Rodrigues se mudou recentemente para os Estados Unidos. Na visão do empresário, alguns lugares no país são ótimos mercados para brasileiros começarem a empreender. Califórnia, Texas, Nova York, Flórida e Massachussetts foram exemplos citados por Vinicios. O empreendedor também deu dicas para pessoas que desejam se aventurar no país.
“Esses acabam sendo os melhores lugares para empreender visando o público brasileiro e acredito que qualquer empreendedor que foque nessa região vai ser bem-sucedido, pois há muitos brasileiros e principalmente, gente que gosta de consumir”, afirmou.
“Uma dica que posso dar para quem quer começar a se aventurar nos EUA é estudar a região onde ele quer atuar e também, como é o produto/serviço dele naquele lugar. Quem são as pessoas que estão atuando ali, como o público, brasileiro e o nativo enxerga aquele produto. Então, acho que essa é a coisa mais inteligente a se fazer”, completou.
O empreendedor comentou ainda sobre a experiência de investir no país norte-americano e citou a liberdade para tomar decisões, segurança em investimentos, a baixa competitividade e benefícios com preços menores.
“Uma das principais diferenças de empreender nos EUA, é que, por aqui, há uma facilidade maior de tirar boas ideias do papel. Percebo que pelo preço das coisas serem mais acessíveis, você consegue fazer um bom anúncio, um bom comercial, consegue comprar equipamentos. Tem uma chance maior de fazer várias coisas e não tem aquele receio do orçamento. Então o preço aqui nos EUA coloca o empreendedor em benefício”, concluiu o empresário.