Orientações do Dr. Marcelo Antonio para uma Páscoa saudável

Dr. Marcelo Antonio aborda a questão do consumo excessivo de chocolates durante a Páscoa com sabedoria e cuidado.

Ele destaca os potenciais impactos negativos à saúde associados ao consumo desenfreado de chocolates ao leite, especialmente devido à presença da caseína do leite, que pode desencadear ou agravar doenças autoimunes como psoríase, Hashimoto, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide, resultando em desconforto e dor. Portanto, ele enfatiza a importância de ler os rótulos dos chocolates com atenção.

O especialista recomenda preferencialmente chocolates sem glúten e com teor reduzido de açúcar, ou até mesmo sem açúcar. Chocolates com alto teor de cacau, acima de 70% a 80%, são destacados por seu conteúdo rico em flavonoides, poderosos antioxidantes que não apenas ajudam a aliviar dores, mas também melhoram o humor, reduzem a ansiedade e podem auxiliar no controle da compulsão por doces. Ele ainda alerta para o cuidado principalmente com os chocolates brancos, que têm pouco ou nenhum teor de cacau, aumentam o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Além disso, Dr. Marcelo adverte sobre os riscos para pessoas com candidíase, acne e síndrome dos ovários policísticos ao consumir chocolates ao leite e chocolates brancos, que podem agravar essas condições de saúde.

Ele ressalta os perigos do excesso de açúcar e gordura parcialmente hidrogenada, presentes principalmente nos chocolates brancos, alertando para o aumento do risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Para quem já tem diabetes tipo 2, ele recomenda evitar chocolates que contenham açúcar, optando por chocolates com teor de cacau acima de 70%, como os chocolates amargos e escuros.

No entanto, Dr. Marcelo enfatiza que o segredo está na moderação e no equilíbrio. Ele encoraja a celebrar a Páscoa com amor, alegria e sabedoria, apreciando cada mordida com consciência e lembrando-se de reconhecer quando se está satisfeito, sabendo dizer não quando necessário.

Saiba mais sobre Dr. Marcelo Antonio através do Instagram: https://www.instagram.com/drmarceloantonio