Pequenas e médias empresas apostam em serviço de tráfego pago, avalia expert Anderson Freitas

Segundo o profissional da área, o setor teve crescimento acompanhado pela demanda crescente deste importante mercado empreendedor

Segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2021, foram abertas 682,7 mil microempresas (17,35% do total) e 121,9 mil empresas de pequeno porte (2,65% do total). Ao todo 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais (MEIs). Dentre as estratégias adotadas pelos empresários para driblar a concorrência está a busca pelos serviços de agências especializadas em marketing digital, com destaque para a segmentação do chamado tráfego pago.

Para o especialista em marketing digital Anderson Freitas, a presença no mundo virtual é essencial para sobrevivência no mercado. A compreensão aos mecanismos e plataformas utilizados para marcar a presença no ambiente online, passaram a fazer parte dos planos estratégicos adotados pelas empresas deste amplo mercado.

“O tráfego pago, dentro do cenário digital, se resume à estratégia adotada para atrair mais acessos e gerar movimentação a um site ou loja, dentro da esfera online”, sinalizou o especialista. “Ao contrário do imaginado, o investimento não requer orçamentos faraônicos, mas necessitam de um plano cuidadoso, que faça a empresa decolar ao caminho do sucesso”, completou.

Entre os modelos adotados pelas plataformas está a criação de uma espécie de leilão entre anúncios, onde os maiores lances colocam em destaque o anúncio da marca, dentro da ferramenta. Atualmente, o mercado trabalha e indica 7 importantes plataformas: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, Tik Tok Ads Maneger, Linkedin Ads e o Native Nance Ads.

“Um plano estratégico precisa respeitar alguns fundamentos sobre o tráfego pago. Com regras básicas, como a definição do público-alvo, a escolha das redes sociais onde o público mantém presença, elaborar anúncios claros e verdadeiros, selecionar com cautela as palavras-chave, definir os melhores dias e horários para a veiculação da publicidade e estabelecer um orçamento limite às campanhas. Posso garantir que as ações contemplaram significativos efeitos para destacar a empresa”, finalizou o especialista.