A Dra. Adriana Lima conta como realizar objetivos desafiadores pode ser saudável para os idosos.
“Aquele velho ditado de “meu tempo já passou” ou “não tenho mais idade para essas coisas” não existe mais em 2021, a expectativa de vida do brasileiro atualmente é 75 anos e o padrão é viver ainda mais, então não há motivos para não acreditar que o momento perfeito é agora. O cumprimento de metas e objetivos estimula – e muito – as atividades cerebrais, que tendem a começar a ficar mais comprometidas na terceira idade, então o que eu posso dizer é que, ter sonhos faz bem – e muito – à saúde.
É comum o assunto com pessoas mais idosas pender para os tempos onde a juventude reinava e a possibilidade de fazer qualquer coisa era palpável. “Aproveite enquanto você ainda é jovem.”, mas já conseguimos ver que a cada ano que passa, e com as pessoas vivendo muito mais – e mais saudáveis – que a tão cobiçada juventude não passa de um mero estado de espírito. Para alcançar seus objetivos, com toda a tecnologia e segurança, basta vontade e organização.
E não, nunca é tarde demais para fazer nada na vida. Se seu vovô ou sua vovó tem uma meta – seja ela uma viagem, um sonho profissional, uma realização acadêmica ou até mesmo um investimento em algum projeto – não cortem as asas deles, pelo contrário, os incentivem a tentar. Muitos idosos acabam entrando em depressão ou se sentindo “sem sentido” depois que atingem um certo patamar da vida. Ter sonhos e ser capaz de realizá-los, é um grande estímulo para a qualidade de vida dessas pessoas, que por muitas vezes, encontram razão na vida novamente dentro dessas novas conquistas.
O fato – importantíssimo – de se ter uma motivação para viver, além da prática de atividades agradáveis e uma alimentação majoritariamente saudável, são muito importantes para uma velhice sana. Para ajudar o idoso nesse encontro de objetivos, é muito interessante se fazer uma pequena viagem na história de vida daquela pessoa e encontrar algo que já foi motivo de satisfação e alegria no passado. Qual foi a época mais feliz da vida daquela pessoa? É importante achar esses momentos nessa linha do tempo. Quando as pessoas fazem aquilo de que gostam, está relacionado a se sentir bem fazendo, e fazendo bem.