V Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo – Saúde e Bem-estar

Evento reúne academia, empresas, setor público e sociedade civil para construir uma agenda para o turismo de saúde e bem-estar no Rio de Janeiro

Uma realização do Núcleo de Pesquisa em Turismo da UNIGRANRIO com  apoio da FAPERJ, o “V Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo – Saúde e Bem-estar “ tem como  principal objetivo promover a inovação e o empreendedorismo no turismo, a partir da aproximação entre os diferentes atores da sociedade: a academia, as empresas, o setor público e a sociedade civil. 

Neste ano, o evento acontecerá no dia 22 de Novembro, das 9h às 18h, no Museu Histórico Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, em formato presencial e apresentará tendências, soluções locais e casos de sucesso que possam inspirar destinos e gestores para o desenvolvimento de um turismo responsável, especialmente focado na saúde e bem-estar.

O setor, que já vinha apresentando números consideráveis antes da pandemia em 2018, hoje testemunha o maior crescimento de toda a sua história e, considerado um grande negócio global, estima-se um crescimento importante para os próximos anos.

O Rio de Janeiro, por sua natureza exuberante, em que o mar e a montanha se integram em um mesmo cenário permite explorar diversas atividades entre residentes e turistas em busca de bem-estar, afirma a Professora Deborah Zouain, coordenadora do evento.  Dados da pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa em Turismo apontam para o aumento da busca por maior contato com a natureza neste período pós Pandemia e os destinos turísticos da cidade do Rio de Janeiro e arredores também despertam cada vez mais interesse do próprio carioca em busca de saúde e bem-estar, afirmam Paola Lohmann e Kaarina Virkki, pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa em Turismo e organizadoras do evento.

O turismo de bem-estar, antes associado apenas a spas para massagens e balneários, hoje, pode abranger uma grande variedade de negócios. A procura por viagens que proporcionem o autocuidado, a saúde e o bem- estar está em movimento crescente. E isto significa muitas vezes realizar atividades físicas, escolher opções de alimentação mais saudável, usufruir de um maior contato com a natureza, divertir-se, ainda que não totalmente desconectado. Novas demandas vão surgindo e o turismo tem que estar preparado para absorver essas necessidades, formatar produtos e serviços de forma integrada que permitam experiências memoráveis tanto para turistas como para residentes.

Percebemos que a procura por esportes tanto por lazer como para competições ao ar livre aumentou muito, colocando em destaque o Skate  e o Surf, que viraram modalidades olímpicas, além de outros esportes como Beach Tennis e Canoa Havaiana. Destinos com atividades que contemplem a família permitindo a desconecção com os hábitos urbanos e internet e propiciando o contato entre as pessoas e a natureza; Destinos e serviços pet friendly;  Experiências que promovam a integração entre atividades físicas de bem-estar e pontos turísticos da cidade fizeram repensar, mudaram conceitos e abriram espaço para novos modelos de negócios, como por exemplo os passeios de barcos feitos nos moldes do Airbnb.

As transformações também podem ser sentidas quando falamos do  “bem-estar no trabalho”, em que várias ações e estratégias vêm sendo adotadas para criar um ambiente de trabalho mais harmônico ao colaborador, que vão além dos programas mais tradicionais como aulas e palestras. Várias empresas já adotaram a “semana de 4 dias” e é interessante saber como esse novo modelo de trabalho tem impactado a qualidade de vida e a saúde mental dos empregados, como impacta a entrega de resultados e desempenhos e também, se tem reflexos positivos no turismo, já que os funcionários passam a ter mais um dia de lazer.

Com base em dados de pesquisas e casos práticos, o V Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo – Saúde e Bem-estar traz mais de 20 palestrantes divididos em seis painéis que abordarão eixos temáticos como: Desafio no Turismo; Ecossistema do Turismo; Inovação de forma integrada; Retomada do Turismo; Redes de Empreendedorismo e Transformação Digital com o objetivo criar uma agenda para a cidade e fomentar as interações entre os diferentes atores para soluções locais. Promover um novo olhar, a fim de trabalhar a pauta de turismo de saúde e bem-estar no Rio de Janeiro, uma tendência no Brasil, e no mundo.

Inscrições gratuitas, sujeitas a lotação : https://www.sympla.com.br/evento/v-encontro-de-inovacao-e-empreendedorismo-em-turismo-saude-e-bem-estar/2222804