Dra. Monytchely, especialista em felinos fala de cuidados para o verão com os gatos.

Nesse último sábado, dia 26 de fevereiro, no programa mundo pet, transmitido pelo band fim Brasil, entrevistarei a Dra. Monytchely Vieira Lima, formanda na FEPI Itajubá – MG, ela que fez especialização de clínica médica e cirúrgica de felinos pelo Instituto Qualittas, tem participação na diretoria da Associação Brasileira de Felinos – Abfel, 

realizou aprimoramento em anestesiologia de cães e gatos pela UFAPE. Atualmente trabalha na  Clinicão Veterinária em Guaratinguetá – SP, e é sócia proprietária da Clínica Athos Veterinária na Poli Pet  de Guaratinguetá, atuando na clínica de felinos e anestesia.

Programa MUNDO PET com Dr. Modesto Tofanelo, transmitido pelo Band Fm Brasil

O programa mundo PET com Dr. Modesto Tofanelo, é transmitido todos os sábados as 16:00 nas plataformas Band Fm Brasil portal e aplicativos. E sempre traz conteúdo de fácil entendimento para a população sobre todos os assuntos da área veterinária com política nacional e animais, dicas e cuidados para os pets, associações de defesa animal, personalidades  dentre muitos outros temas. No programa do dia 26 de fevereiro, tivemos um entrevista incrível com a Dra. Monytchely onde o tema abordado foi: 

Verão e cuidados da estação com os gatos

Segue algumas perguntas feitas para a Dra. Monytchely.

Dr. Modesto Tofanelo:

É verdade que os gatos bebem pouca água!?

Dra. Monytchely:

Sim! Os felinos são de origem desértica, e por instinto ou natureza, muitos gatos tem uma certa relutância em beber água. O que acarreta em alguns problemas de saúde que podemos contornar.

Dr. Modesto Tofanelo:

Quais as recomendações para estimular eles a beberem mais água?

Dra. Monytchely:

Podemos disponibilizar fontes que circulam a água, pois para os gatos a água corrente é mais fresca e saudável, assim ele bebem mais, essas fontes são vendidas comercialmente em casa de artigos para animais. Também podemos oferecer alimento úmido, os sachês para gatos, que contém um amor teor de água, Polianna natureza os gatos são prestadores e as suas a maior parte do corpo composta por água, assim ao se alimentarem eles também estão ingerindo água.

Dr. Modesto Tofanelo:

Quais os problemas que o gato pode ter por beber pouca água?

Dra. Monytchely 

São as Doenças do Trato Urinário, que podem causar vários problemas, como a formação de cristais na urina, a baixa ingestão de água também pode acarretar em doenças renais. 

Dr. Modesto Tofanelo 

É verdade que o gato branco não deve tomar muito sol? Por que? 

Dra. Monytchely

Sim! É verdade,  os gatos totalmente brancos ou gatos quentásseis algumas partes do corpo branca, principalmente em região de focinho, ao redor doa olhos, ponta das orelhas e extremidades, podem desenvolver câncer de pele, principalmente os carcinomas devido à exposição ao sol durante a sua vida.

Dr. Modesto Tofanelo 

O câncer de pele / carcinoma tem tratamento?

Gato com carcinoma
Gato com carcinoma

Dra. Monytchely 

Sim! O tratamento é cirúrgico, e quando associado a eletroquimioterapia os resultados são melhores ainda, no procedimento cirúrgico, o câncer é removido com o máximo possível de margem cirúrgica, e a eletroquimioterapia, complemente destruído as células cancerígenas restantes. Parando diagnóstico, o exame indicado é a biópsia.

Dr. Modesto Tofanelo 

Como podemos previnir a doença?

Dra. Monytchely

Não deixando os gatos brancos, ou com partes brancas terem acesso ao sol, podemos telar o ambiente para controlar o acesso dela as áreas de sol, mas caso essa restrição ao sol não seja possível, podemos usar protetor solar nas áreas sensíveis ao sol.


redes sociais:

Instagram 

Dra. Monytchely Vieria lima: @monymedfel / @athosveterinaria

Dr. Modesto Tofanelo: @modestotofanelovetetinaio / @cvtofanelo / @pettravelbrasil

@bandfmbrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *