Por que algumas pessoas têm mais facilidade com idiomas?

Você provavelmente já se deparou com alguém que estuda um idioma aprendendo com muito mais facilidade do que você, não é mesmo? Então para isso, criamos um conteúdo para te ajudar a entender o porque algumas pessoas têm mais facilidade com idiomas do que outras.

Dessa forma, você não vai mais se sentir abalado por não estar evoluindo no mesmo ritmo do que os outros e não vai desistir do seu sonho de se tornar fluente em um idioma estrangeiro.

Então, quer saber porque algumas pessoas têm mais facilidade com idiomas? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!

Dificuldade da língua

Um dos maiores motivos pelos quais algumas pessoas têm mais facilidade com idiomas está não porque a pessoa realmente é melhor nisso, mas sim pela dificuldade do idioma escolhido.

Isso porque, quanto mais diferente for o idioma que você quer aprender do português, mais difícil vai ser aprender o idioma. Então, por exemplo, é muito mais fácil aprender espanhol do que aprender alemão.

Tempo de estudo

O tempo que alguém estuda também tem grande influência para o idioma ser de fácil aprendizado. Ou seja, não é que a pessoa tem mais facilidade com idiomas, ela pode estar apenas estudando a muito mais tempo do que você, entendeu?

Por isso o ideal é que, para que você não fique estagnado em um nível do idioma que está aprendendo, é que você dedique todo tempo que puder para praticar. Como diz o ditado de que a prática leva à perfeição, o ideal é que você pratique diariamente, mesmo que por apenas uma hora por dia.

Isso porque, ao estudar diariamente, você vai estar em contato com o idioma com mais frequência, aprendendo muito mais do que ao dedicar apenas um dia na semana para estudar intensivamente.

Além disso, o cérebro consolida as memórias durante o sono, então, ao estudar diariamente, você facilita para o seu cérebro memorizar tudo que aprendeu.

Método de estudo

O método de estudo utilizado também tem grande influência na facilidade que algumas pessoas têm com idiomas. Isso porque, atualmente são vários os métodos que você pode utilizar para aprender um idioma, como por meio da leitura, por meio de filmes e séries, bem como várias metodologias em cursos de idiomas.

Tanto que um método que vem mostrando ótimos resultados é o Método Efekta, onde todo o ensino é voltado para aulas interativas com situações da vida real. Ou seja, com esse método, você escolhe uma escola de inglês online onde aprende o idioma com um método que te motiva a continuar estudando por ter aulas focadas no seu cotidiano.

Idade

A idade é um grande fator que faz com que algumas pessoas tenham mais facilidade com idiomas do que outras. Isso acontece por dois grandes motivos: o primeiro, é que o cérebro de pessoas mais jovens, principalmente crianças, têm mais facilidade de aprender do que adultos.

Ou seja, aquelas pessoas que já começaram a aprender o idioma desde pequenos terão naturalmente mais facilidade de aprender do que outras. O segundo motivo pelo qual a idade influencia na facilidade com idiomas é porque adultos geralmente têm menos tempo para se dedicar ao aprendizado de um novo idioma.

Seja pela rotina corrida ou por não encontrar opções de cursos que sejam interessantes e motivadores, muitos adultos acabam por abandonar os estudos de idiomas.

Aptidão

A aptidão também é um dos fatores pelos quais algumas pessoas têm mais facilidade com idiomas, porém, elas estão mais relacionadas à velocidade do aprendizado do que com a incapacidade de aprender.

Ou seja, se você não tem exatamente muita aptidão para aprender idiomas, isso vai tornar o seu aprendizado mais lento, porém, ao continuar estudando, você vai aprender.

Então, o mais importante é que não há uma fórmula mágica para aprender idiomas, e nem pessoas com poderes sobrenaturais que fazem com que elas aprendam idiomas da noite para o dia. O que existe é o tempo de estudo que cada um dedicou e os métodos utilizados para o aprendizado.

Agora você já sabe os motivos por trás de algumas pessoas terem mais facilidade com idiomas do que outras. Então que tal colocar o que aprendeu em prática e escolher um idioma para começar a estudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *