Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos

Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos

Completando três anos amanhã, a Rede Governança Brasil (RGB) intensifica sua atuação internacional. 

Justamente, junto a um dos principais atores que influenciam a melhoria da prestação de serviços públicos e competitividade no cenário global: a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

O principal interlocutor da RGB junto às entidades internacionais é o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede, João Augusto Nardes. 

Entre 2013 a 2014, período que ocupou a presidência do TCU, Nardes verificou a necessidade de uma ação mais preventiva e voltada dessa forma, para a governança. 

De lá para cá, tem desenvolvido ações na disseminação da tese, além de participar das audiências com a OCDE. 

A organização examina e divulga meios para melhorar políticas públicas. 

Portanto, em áreas de política econômica, comércio, ciência e tecnologia assim como, educação. 

O intercâmbio desses conhecimentos entre os países é uma das vantagens de integrar a entidade internacional. 

O embaixador da RGB explicou o resultado do trabalho que está sendo realizado para o desenvolvimento do país com audiências na OCDE. 

Semana passada, Nardes e o ministro Bruno Dantas do TCU, participaram de uma reunião, em Paris. 

Estiveram junto ao Secretário-Geral da OCDE, Mathias Cormann, e a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Gabriela Ramos. 

“Estive na OCDE para mostrar relatório com todos os indicadores e avanços que o Brasil conquistou nos últimos 10 anos. Eles são fundamentais para a entrada na organização”, explicou Nardes. 

Em uma década, desenvolvemos mecanismos de governança como índice integrado de governança e gestão pública (igg), edição do Decreto Federal nº 9.203/2017 e a fundação da Rede Governança Brasil. 

Inovadora, a RGB, que conta com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), reúne aproximadamente 457 voluntários. 

Atuando sob o mesmo ponto de vista, em diferentes temáticas para fomentar mecanismos de liderança, estratégia e controle na administração pública brasileira. 

Atualmente, a instituição conta com 29 comitês, seminários, fóruns, prêmio RGB, mentoria de prefeitos cartilhas e produtos. 

cristiane nardes farinon, Ministro do TCU augusto nardes, rede governança brasil, rgb
Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos/Foto de divulgação

 *RGB* – Ministro Nardes, Cristiane Nardes e Luiz Afonso Vieira 

A Rede Governança Brasil foi criada por iniciativa de João Augusto Ribeiro Nardes e Cristiane Nardes Farinon, em 07 de julho de 2019. 

Desse modo, surgiu de um propósito maior e senso de urgência sobre a necessidade de uma implementação efetiva da boa governança no âmbito da administração pública. 

Para disseminar as boas práticas de governança pelo Brasil, batendo a porta sobretudo, dos órgãos públicos, governos e prefeituras, fazendo palestras para sensibilizar as autoridades, além de publicar livros sobre o tema. 

Justamente, com o objetivo de ganhar mais capilaridade sobre os temas abordados. 

Atualmente, a RGB está presente em 22 estados e no Distrito Federal/DF. 

Assim como, em nove países, Brasil, Argentina, Portugal, Suécia, Inglaterra, Suíça, Japão, Chile e Itália, tendo aproximadamente 457 voluntários que trabalham de forma colaborativa. 

Para saber mais, acesse portanto: https://www.rgb.org.br/ 

Rede Governança Brasil completa três anos de êxitos 

Antecipadamente,  fonte: Assessoria de Imprensa RGB 

Assim como, foto: Divulgação RGB /  Arquivo Pessoal 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *